Como apresentar o Canal de Denúncias aos colaboradores?
A comunicação do canal tem como principal objetivo auxiliar no engajamento do seu público.
O Canal de Denúncias deve fazer parte da cultura da empresa sem distinção, ou seja, todos participam.
Para que isso ocorra, é essencial que haja uma comunicação transparente e de fácil engajamento sobre a usabilidade do canal e sua finalidade.
Também é importante esclarecer os temas que são de escopo da solução.
Isso deve ocorrer com o auxílio da comunicação de costume de uma determinada empresa.
Seja esta por meio avisos, pode ser por e-mail, adesivos, ebooks, proteção de tela, banners, palestras, treinamentos, cartazes, entre outros.
Sendo feito de maneira frequente e em locais de fácil acesso e ampla circulação de pessoas as probabilidades aumentam significativamente, incluindo gradativamente essa cultura na empresa, explica Jordão M. Fábrega - CEO.
É de suma relevância a participação da área de comunicação da empresa onde houver, no intuito de dar suporte à criação dos materiais e campanhas, para se respeitar a identidade visual e o tom da comunicação, bem como envolvimento da alta gestão para que sejam dados exemplos de que todos estão engajados no tema.
Instituir periodicamente os meios e materiais para tornar permanente e recorrentes a cultura sobre o tema, de modo os novos integrantes apesar de terem sido notificados no início, recebem ao longo do período agora com todos do grupo participando.
Avaliar o canal de denúncias principalmente com as novas propostas e atualizações fazem também por necessário, visto que na medida que a sociedade vá evoluindo, é também óbvio que as tecnologias e conteúdos precisem ser reciclados!
Quais os riscos de não ter um Canal de Denúncias?
Após o que já foi demonstrado sobre o que é um canal e o seu papel em termos de prevenção, informações e até adequação às leis, a importância dessa ferramenta é uma grande ferramenta capaz de mitigar casos mais emblemáticos, onde há a participação estatal, no caso Fórum Trabalhista e ou Ministério Público do Trabalho/Ministério do Trabalho.
Outro tipo de risco e impactos são aqueles quais envolvem a credibilidade de uma determinada empresa ou marca, e o resultado pode ser conforme os impactos absurdamente prejudiciais se levarmos em conta a propagação do acontecimento, que levado à mídia pode pulverizar uma empresa, como há diversos casos de escândalos que se soube nas últimas décadas.
Há ainda um custo pouco observado que é o da oportunidade.
Um Canal de Denúncias certamente vai apontar problemas da empresa que passavam desapercebido, com toda certeza.
Nenhuma organização está imune de erros dos mais variados, um relativamente ao que o tema nos apresenta, reputacional.
Porém, para evoluir, uma organização precisa conhecer suas falhas e assim os ajustes necessários, representando uma grande oportunidade de revisar processos e modus-operandi na Organização.
A Plataforma FalaSegura® está sendo reconhecida pelo propósito, esforços e com custos acessíveis vem conquistando empresas que antes se quer imaginavam teria que pensar em um novo código de conduta com a necessidade de ajustes emergentes.
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