CANAL DE DENÚNCIAS ANÔNIMAS FalaSegura®

5 de Ago de 2025
CANAL DE DENÚNCIAS ANÔNIMAS FalaSegura®

A Plataforma FalaSegura® é uma ferramenta para denúncias anônimas, 100% segura e sigilosa.

>> Ao iniciar será direcionado para o formulário de denúncias.

É importante saber:

Leia com atenção

Todos os usuários que utilizarem esse Canal FalaSegura não serão identificados em hipótese alguma, exceto se desejarem.

  • Seu nº de identificação IP não será rastreado e anotado.
  • Suas informações estão protegidas.
  • Todo o processo de envio acontece de forma a garantirmos o anonimato.

Após o registro da denúncia, a Plataforma FalaSegura®ao receber, faz a análise tecnologica e encaminha um relatório sobre o relato ao Comitê de Regulação no âmbito da empresa qual você esteja vinculado de alguma forma, direta e indiretamente.

Esse Comitê de Regulação será responsável pela apuração e veracidade de fatos, bem como será responsável sobre as medidas administrativas previstas na lei em vigor e CLT em geral.

>> Você não precisa se identificar, seu relato é de forma anônima.

Lembre-se!

Para que o seu relato seja concluído com sucesso, é importante inserir o máximo de informações possíveis, incluindo as provas que conseguir reunir, como fotos, testemunhas podem ser indicadas nesse processo se desejar incluir audio, dentre outras provas.

Sua denúncia poderá ser arquivada, caso não esteja em conformidades abaixo:

  • Expor relatos de fatos com a verdade, sem suposições ou dúvidas de sua parte.
  • Exercer seu direito agindo de forma honesta e com boa fé.
  • Não agir de modo simulado para prejudicar pessoas.
  • Apresentar as informações solicitadas para a apuração das alegações relatadas.

>> Quero ser direcionado para denunciar na Plataforma FalaSegura®

Qual é o objetivo de um Canal de Denúncias?

O Canal de Denúncias é uma forma que permite que colaboradores, fornecedores, clientes e demais públicos possam relatar fatos e atos, de forma segura e anônima, como condutas inadequadas, ilícitas e ilegais ou antiéticas em uma organização. O principal objetivo é prevenir, identificar e corrigir não conformidades, idealizando uma cultura ética e moral das relações de trabalho.

Principais características de um Canal de Denúncias

Um canal de denúncias eficiente:

  • Acessível (disponível em diversos canais, como web, telefone e aplicativos) 
  • Anônimo e 100% sigiloso
  • Seguro (com proteção de dados e LGPD) 
  • Imparcial (com ouvidoria inclusive jurídica) 
  • Auditável (com registros auditáveis gravados 7/24/365) 
  • Automatizado (novas tecnologias permitem novas experiências )

Quais itens são comumente relatados

O canal permite tratativas sobre

  • Assédio moral e sexual do trabalho
  • Discriminação por cor, raça, idade, diversidades e outros
  • Fraudes, corrupção e subornos
  • Conflito de interesses organizacionais
  • Desvios de conduta ética e moral
  • Irregularidades financeiras ou fiscais 
  • Quaisquer outros tipos de violência e abusos contrários às leis e regras das empresas instituídas

A denúncia é 100% segura?

Sim, pois o canal é realmente anônimo e bem estruturado, portanto não há como identificar o denunciante pela tecnologia embarcada e protocolos utilizados pela Plataforma FalaSegura.

Há diferenças em ter uma ouvidoria e um Canal de Denúncias

  • Ouvidoria: é um canal de escuta e resolução de sugestões, críticas e elogios de uma determinada organização, e é mais habitual sua existência, pois sendo interno os custos são naturalmente absorvidos.
  • Canal de Denúncias: voltado a denúncias de maior impacto social, as empresas buscam para atender requisitos legais previsto em Lei, com adesão externa gera a garantia de imparcialidade.

Empresas atualmente buscam atender as 2 frentes de conflitos sociais.

Quem recebe as denúncias

O acesso às denúncias é direcionado à Regulação composta por cada empresa, portanto é configurável. A empresa define os responsáveis pelo recebimento e investigação, com tarefas específicas mediante o recebimento de um ato ou fato ocorrido.

Pode haver simulações ou fake-news

Sim, todos nós sabemos que denúncias podem ser falsas, por isso requer responsabilidade e compromisso com a organização, de modo seja responsabilizado nos termos da lei previsto no Código Penal nos artigos 138, 139 e 140 em vigor, bem como outros desdobramentos.

Mas se a denúncia é anônima, como pode identificar o autor nesses casos?

Há técnicas e vínculos de contextos que apontam para autoria e prova de materialidade, por isso imagina-se tais possibilidades nesse sentido permitirem a autoria indiretamente, podendo ser chamado para prestar esclarecimentos sobre o que denunciou, pois alguns fatos, atos e testemunhas podem auxiliar na apuração de outra denúncia, sugerindo a autoria da fake-news com bastante probabilidades de acertos.


www.falasegura.com.br